• Assembleia
  • Categoria do Asseio e Conservação aprova proposta que garante reposição salarial e direitos da Convenção Coletiva
Categoria do Asseio e Conservação aprova proposta que garante reposição salarial e direitos da Convenção Coletiva

Categoria do Asseio e Conservação aprova proposta que garante reposição salarial e direitos da Convenção Coletiva

Reposição da inflação pelo INPC do período entre 12/2018 e 12/2019 foi garantida para o salário e o ticket alimentação. Índice que hoje estaria em 2,5% vai mudar até o final de dezembro

O Sindilimpe-ES realizou na noite de sexta-feira, 29, uma assembleia com a categoria do Asseio e Conservação. Os presentes aprovaram por unanimidade a proposta negociada entre o sindicato dos trabalhadores e das trabalhadoras e o sindicato dos patrões que garante a manutenção da Convenção Coletiva até 31 de dezembro de 2020, incluindo insalubridade, ticket alimentação, os pisos salariais e o Idesbre, direitos que, inicialmente, as empresas queriam retirar da categoria.

Além disso, a reposição da inflação pelo INPC do período entre 12/2018 e 12/2019 também foi garantida para o salário e o ticket. Hoje, esse valor estaria em 2,5%, mas até o final de dezembro deste ano haverá mudança no percentual, uma vez que o período do INPC da proposta aprovada ainda não foi encerrado.

As negociações foram realizadas por uma comissão composta por diretores sindicais e trabalhadores da base. Um deles, Evandro Teixeira Boa Morte, falou aos presentes e ressaltou que a proposta é uma conquista, já que garante os direitos já adquiridos e que estão sob ameaça diante das medidas do Governo Bolsonaro que visam permitir que trabalhadoras e trabalhadores percam benefícios conquistados com muita luta.

Além de Evandro, a Comissão de Negociação também contou com as/os representantes da base Matuzalém Rodrigues, Selma Regina dos Santos e Leandro de Oliveira. Integraram o grupo, ainda, as/os diretoras/es do Sindilimpe-ES Maísa de Oliveira do Nacimento (diretora jurídica), Madalena Garcia da Silva (diretora da secretária-geral), e Eduardo Florindo de Amorim (diretor de Comunicação).

Direitos

A presidenta do Sindilimpe-ES, Evani dos Santos Reis, também integrou a comissão e durante a assembleia enfatizou que a proposta negociada, apresentada, e posteriormente aprovada pelas/os presentes, foi fruto de muito empenho da diretoria e dos trabalhadores da base que participaram das negociações.

Ela ressaltou para a categoria presente que o cenário com o atual governo federal é sombrio e que os ataques são contínuos, citando medidas provisórias como a que criou a chamada “carteira verde e amarela” que permite a contratação de novas/os trabalhadoras/es com menos direitos. A medida provisória veio acompanhada da retirada de ainda mais direitos do que os que tinham sido retirados com a reforma trabalhista em 2017, agora reduzindo o pagamento de insalubridade, por exemplo. Medidas como essas podem retirar direitos antes garantidos por lei, o que torna a luta pela manutenção da convenção coletiva ainda mais importante.

“Eu agradeço em nome de toda a diretoria do Sindicato à categoria do asseio e conservação que esteve presente na assembleia e aprovou a proposta. Essa categoria é alcançada por uma convenção coletiva que prevê uma série de direitos que correm o risco de não serem mais garantidos por lei diante das medidas provisórias que o Governo Federal tem apresentado retirando direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores. Com a aprovação da proposta, garantimos a convenção coletiva por mais um ano e todos os direitos previstos nela, além da reposição salarial e do ticket pela inflação do período”, explicou Evani.

Mesa

A mesa da assembleia foi composta pela presidenta do Sindilimpe-ES, Evani dos Santos Reis, e pelas diretoras Madalena Garcia da Silva e Maísa de Oliveira do Nascimento, Além disso, a advogada do Sindicato Poliana Firme também esteve na mesa e explicou detalhes da proposta e dos impactos dela nos salários e benefícios, assim como os riscos que a categoria está correndo com as medidas de ataque do Governo Federal.

Onde Estamos

SEDE

Rua Carlos Alves, 111
Gurigica, Vitória/ES
CEP 29046-047

(27) 3434-4600

Veja no mapa
COLATINA

Travessa Corina, nº 13
Centro, Colatina/ES
CEP 29700-100

(27) 3721-5277

Veja no mapa
SÃO MATEUS

Av. Jones Santos Neves, nº 1250
Ribeirão, São Mateus/ES
CEP 29936-090

(27) 3767-3275

Veja no mapa
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Rua Gerson Moura, nº 10, 2º andar
Bairro Vila Rica, Cachoeiro de
Itapemirim/ES - CEP 29301-260

(28) 3518-4935

Veja no mapa