• Notícias
  • Destaques
  • Coronavírus (COVID-19): Sindilimpe-ES fecha acordo para redução da jornada de garis e encarregados da limpeza pública em Vitória

Coronavírus (COVID-19): Sindilimpe-ES fecha acordo para redução da jornada de garis e encarregados da limpeza pública em Vitória

Outras negociações estão em curso com diversos setores para que haja adequação do trabalho com o objetivo de resguardar a saúde das/os trabalhadores e minimizar o avanço da pandemia de coronavírus no Estado

Presidente do Sindilimpe-ES, Evani dos Sanros Reis, conversa com encarregados sobre o acordo firmado.

O Sindilimpe-ES fechou um acordo com a empresa Vital que garantiu a redução da jornada de trabalho de garis e encarregados que atuam na limpeza pública de Vitória para seis horas diárias, com a manutenção do salário integral e de todos os benefícios, incluindo o ticket alimentação. A medida foi necessária para minimizar o avanço do coronavírus (COVID-19), aumentando a proteção para trabalhadoras/es.

O acordo vai vigorar por três meses e foi acertado em reunião realizada entre a presidente do Sindicato, Evani dos Santos Reis, e um representante da empresa. Além de Vitória, negociações semelhantes estão sendo realizadas com empresas terceirizadas que atuam em outros municípios. O Sindicato divulgará os acordos assim que forem fechados.

A presidente do Sindilimpe-ES, Evani dos Santos Reis, também ressaltou que o Sindicato está fazendo reuniões com as secretarias de Educação e Saúde do Estado e dos municípios, assim como com as empresas que atuam para esses órgãos. O objetivo é definir novas rotinas de trabalho e medidas preventivas que protejam a saúde das/dos trabalhadoras/es e contribuam para a saúde coletiva, reduzindo o impacto do avanço da pandemia de coronavírus (COVID-19) no Espírito Santo e no Brasil.

Além disso, o Sindilimpe-ES alerta a categoria para que redobre os cuidados com a higiene pessoal e evitem aglomerações, seguindo as orientações das autoridades sanitárias brasileiras e locais, dos técnicos especialistas e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No caso de merendeiras, auxiliar de serviços gerais e demais funções, o sindicato está se reunindo com as empresas e os órgãos contratantes para tentar garantir a liberação ou redução da carga horária sem prejuízos na remuneração e benefícios. A categoria precisa aguardar, pois os trabalhadores não podem pagar sozinhos essa conta.

No final da matéria você confere a íntegra do acordo firmado com a empresa Vital.

Confira como se proteger do coronavírus

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo. Em caso de suspeita de coronavírus (COVID-19), medicamentos com anti-inflamatórios e cortisona não devem ser utilizados.

Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outros produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

Confira a íntegra do acordo firmado com a empresa Vital:

Com informações do Sindilimpe-ES, Ministério da Saúde, e Revista Exame.

Onde Estamos

SEDE

Rua Carlos Alves, 111
Gurigica, Vitória/ES
CEP 29046-047

(27) 3434-4600

Veja no mapa
COLATINA

Travessa Corina, nº 13
Centro, Colatina/ES
CEP 29700-100

(27) 3721-5277

Veja no mapa
SÃO MATEUS

Rua Teimoso, nº 445
Sernamby, São Mateus/ES
CEP 29930-530

(27) 99853-3157

Veja no mapa
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Rua Gerson Moura, nº 10, 2º andar
Bairro Vila Rica, Cachoeiro de
Itapemirim/ES - CEP 29301-260

(28) 3518-4935

Veja no mapa
Aracruz

Av. Cel. Venâncio Flores n°1391, 2° andar, Centro.
CEP: 29190-010

(27) 9 9854 1355

Veja no mapa
Guarapari

Rua Santana do Iapó, n° 31, Ed. Livorno, salas 201/202, Muquiçaba (em cima do INSS, em frente ao Hospital São Pedro)
CEP: 29.215-020

(27) 9 9848 4782

Veja no mapa
Barra de São Francisco

Rua Eliseu Divino, nº 70, sala 101, Centro.
CEP: 29800-000

(27) 99973 5103

Veja no mapa
Linhares

Rua Capitão José Maria, nº1388. – Ed. Monsarás, Sala 105, Centro.

(27) 9 9978 2364

Veja no mapa