• Notícias
  • Outubro Rosa: Sindilimpe orienta limpeza pública prevenção ao câncer

Outubro Rosa: Sindilimpe orienta limpeza pública prevenção ao câncer

A saúde das mulheres da limpeza pública de Vila Velha foi destaque na manhã do dia 28 de outubro. Em parceria com a empresa Localix Serviços Ambientais, a CUT/ES e a Secretaria de Saúde do município, 30 trabalhadoras receberam orientações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. “É muito gratificante poder proporcionar um momento de reflexão fora do expediente para as trabalhadoras”, comentou a técnica de Segurança do Trabalho da empresa Renata Aguiar

Na fala de abertura, a presidenta Evani Reis reforçou a importância do autocuidado, o que envolve a atenção com a saúde e a busca pela autonomia. “É muito importante que as mulheres conheçam seus corpos, se toquem e fiquem atentas a qualquer alteração nas mamas. Além disso, aproveito o momento para incentivar vocês a irem atrás dos estudos e de qualquer outro objetivo, porque isso também significa se cuidar e se priorizar”, encorajou a presidenta do Sindilimpe. 

A presidenta Evani Reis ao lado das trabalhadoras.


O incentivo deixado pela presidenta gerou identificação em muitas trabalhadoras presentes, que confessaram deixar de cuidar da própria saúde e de seus interesses na maior parte do tempo. É o caso da gari Maria Inácio, de 57 anos, que resume uma trajetória pessoal marcada pelo adiamento de muitos desejos: “Nós mulheres temos que mostrar que somos diferentes! Entrei aqui na empresa sem leitura nenhuma e passei a estudar depois dos 50 anos. Tinha o sonho de tirar a carteira, e agora já estou fazendo minhas aulas de direção. Tenho 27 anos de gari, passados com muita luta. Sei que sou guerreira, mas esse evento que tivemos mostrou o quanto a gente tem que olhar pra nós e se cuidar o ano todo”.

A assistente social do Sindilimpe, Regina de Freitas, e a gari Maria Inácio.


Aliado ao estímulo pessoal, as trabalhadoras foram alertadas sobre mitos e verdades sobre os fatores de risco do câncer e, para a representante do administrativo de Guarapari Gabriela Farias, entender as reais chances da origem genética foi essencial: “O momento que tivemos hoje foi de incentivo e reforço, porque deixamos pra lá mesmo quando o cuidado é com a gente. Para mim, foi novo saber quando o câncer é hereditário, não sabia quais as minhas chances de desenvolver caso uma tia minha tivesse, por exemplo. Saber que são casos menores e antes dos 50 me tranquilizou”.

Para além de informações científicas a respeito da doença, e do incentivo ao auto exame, foram disponibilizadas vagas de mamografia e preventivo para todas as trabalhadoras que atendiam os requisitos recomendados para os exames. “Essa parceria que a gente faz com as empresas é muito importante principalmente porque elas são moradoras do nosso município antes de tudo. Conscientizar faz parte do nosso trabalho, e hoje demonstramos que a prevenção é o caminho. A mulher precisa se cuidar não só no mês de outubro, mas sim o ano todo. Trouxemos as vagas e fizemos esse mutirão para alcançá-las”, destacou a técnica da saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Christiane Nepomuceno.


Técnica da saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Christiane Nepomuceno, marca exames de mamografia e preventivo.

O momento de conscientização e prevenção abraçado pelo sindicato, também encontrou espaço para muita emoção. Com dez anos de Sindilimpe e inúmeras mazelas sociais enfrentadas, a assistente social Regina de Freitas comoveu as trabalhadoras ao dividir um pouco de sua jornada. Reforçando o incentivo deixado pela presidenta Evani, Freitas salientou a importância do financiamento estudantil durante o governo Lula, o que possibilitou sua formação universitária e a conquista da casa própria. Para a gari Merielle Auday, compartilhar vivências pessoais como incentivo para que as mulheres assumam o controle do próprio corpo e da vida, marcou a experiência do evento.


Merielle Auday , Gari

“Gostei da fala sobre empoderar as mulheres, já que fazemos tanto por outros e esquecemos da gente. Tenho o sonho de continuar os estudos, investir mais em mim, e o momento que tivemos aqui nos lembrou disso, desde o cuidado com a saúde até o desenvolvimento pessoal e profissional”, assegura Auday.







Confira as fotos do evento:


Tags:Destaque

Onde Estamos

SEDE

Rua Carlos Alves, 111
Gurigica, Vitória/ES
CEP 29046-047

(27) 3434-4600

Veja no mapa
COLATINA

Travessa Corina, nº 13
Centro, Colatina/ES
CEP 29700-100

(27) 3721-5277

Veja no mapa
SÃO MATEUS

Av. Jones Santos Neves, nº 1250
Ribeirão, São Mateus/ES
CEP 29936-090

(27) 3767-3275

Veja no mapa
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Rua Gerson Moura, nº 10, 2º andar
Bairro Vila Rica, Cachoeiro de
Itapemirim/ES - CEP 29301-260

(28) 3518-4935

Veja no mapa