Luta do Sindilimpe-ES e dos/as trabalhadores/as da Serra evita mais de 150 demissões na cidade!

Luta do Sindilimpe-ES e dos/as trabalhadores/as da Serra evita mais de 150 demissões na cidade!

O sindicato recebeu a notícia que a PMS cortaria 45% da verba em contratos na área da Limpeza Urbana

A diretoria do Sindilimpe-ES e a categoria que atua na Limpeza Urbana, no município de Serra, conseguiram impedir demissões em massa na cidade.

O sindicato recebeu a notícia que a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) cortaria 45% da verba em contratos na área da Limpeza Urbana, com as terceirizadas Emec Engenharia e BR Ambiental.

O corte levaria ao desemprego mais de 150 coletores, garis e jardineiros do município.

Entretanto, a unidade dos funcionários/as e a rapidez da diretoria do sindicato fez com que a medida fosse revertida.

A diretora de Assuntos Jurídicos do Sindilimpe-ES, Maisa de Oliveira do Nascimento, destacou que a diretoria realizou assembleias com a categoria nos locais de trabalho, na Serra, durante esta semana.

Segunda ela, os/as trabalhadores/as aprovaram um “estado de greve” para caso as demissões fossem oficializadas.

“Nos reunimos nas bases para definirmos os passos para a luta contra esta medida. Pequenas paralisações foram realizadas nas empresas em repúdio às demissões. A união da categoria fez a diferença”, pontuou da diretora.

Vitória importante!

A presidenta do Sindilimpe-ES, Evani dos Santos Reis, reforçou que a categoria da Limpeza Urbana do município conquistou uma grande vitória.

“O sindicato está vigilante e não vai permitir que a prefeitura demita os trabalhadores dessa maneira. Estamos juntos e sempre unidos por mais vagas e empregos e melhores condições de salários e de trabalho”, afirmou.

Ela também pontuou que existe o termo de ajustamento de conduta (TAC), que é um acordo que o Ministério Público (MP) celebra com o violador de determinado direito coletivo.

O TAC possui a finalidade de impedir a continuidade da situação de ilegalidade, reparar o dano ao direito coletivo e evitar a ação judicial*.

*Informações do site do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A luta continua!

Evani disse que o sindicato recebeu uma notificação sobre demissões na empresa Engeurb, que também atua no município de Serra, na área da Limpeza Urbana.

Segundo ela, mais de 70 funcionários podem ficar desempregados.

O Sindilimpe-ES, de antemão, solicita uma reunião com a empresa e a prefeitura, para que o assunto seja resolvido da melhor maneira e que as demissões sejam suspensas.

“O prefeito, há seis meses atrás, garantiu aos trabalhadores que não haveria demissões. Ele se comprometeu com a categoria. Por que agora a prefeitura vai demitir estes pais e chefes de família?”, questionou a presidenta.

Onde Estamos

SEDE

Rua Carlos Alves, 111
Gurigica, Vitória/ES
CEP 29046-047

(27) 3434-4600

Veja no mapa
COLATINA

Travessa Corina, nº 13
Centro, Colatina/ES
CEP 29700-100

(27) 3721-5277

Veja no mapa
SÃO MATEUS

Av. Jones Santos Neves, nº 1250
Ribeirão, São Mateus/ES
CEP 29936-090

(27) 3767-3275

Veja no mapa
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Rua Gerson Moura, nº 10, 2º andar
Bairro Vila Rica, Cachoeiro de
Itapemirim/ES - CEP 29301-260

(28) 3518-4935

Veja no mapa