Outpar, podemos confiar nos pagamentos em dia no próximo mês?
Com atraso de duas semanas, recepcionistas que prestam serviço à empresa Outpar Service só viram o pagamento em conta após ação do Sindilimpe
Após atrasar os salários e o ticket de alimentação do mês de março, a empresa Outpar Service precisou de um incentivo para cumprir seu dever. O Sindilimpe-ES moveu um processo contra a empresa a fim de fazer valer a convenção coletiva e os direitos das recepcionistas que prestam serviços nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal.
Os pagamentos que deveriam ser feitos até o 5º dia útil do mês de abril, só chegaram às mãos das trabalhadoras duas semanas depois. E só aconteceu porque o sindicato rapidamente moveu o processo e no dia 16 os pagamentos caíram nas contas. Pela previsão da terceirizada, somente no dia 20 os depósitos seriam feitos.
Além de necessitarem dos salários em dia para as despesas relacionadas à sobrevivência, muitas dessas trabalhadoras estão se profissionalizando e mantêm o compromisso com as mensalidades de seus cursos. O prejuízo das duas semanas em que essas trabalhadoras foram privadas de seus direitos não ficará impune. Uma audiência na 7ª Vara do Trabalho de Vitória já está marcada para o dia 07 de junho, às 15h30.
O Sindilimpe acompanhará de perto essa ação para que a Convenção seja cumprida e a empresa penalizada.
A Convenção não deixa dúvidas!
A cláusula terceira da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Asseio e Conservação, no parágrafo quinto expressa:
“As empresas que efetuarem o pagamento dos salários fora do prazo estabelecido nesta cláusula serão penalizadas com multa mensal, no valor de R$ 200,00 (Duzentos reais), por cada trabalhador que deixou de receber o salário na data prevista, sendo revertida integralmente em favor do trabalhador.”