• Notícias
  • Vacinação da categoria deve começar a partir de junho

Vacinação da categoria deve começar a partir de junho

Em reunião realizada na Secretaria de Saúde do Estado (SESA), a comissão de negociação do sindicato foi atrás de respostas a respeito da imunização das categorias representadas pelo Sindilimpe. Conforme firmado no ato do dia 19 de abril, o retorno aconteceu na segunda-feira (3), e contou com a presença do secretário da Saúde, Nésio Fernandes. 

Segundo o secretário, a expectativa é que a fase atual de vacinação, que contempla pessoas com comorbidades, seja finalizada até o fim de maio. Após a imunização desse público-alvo, a próxima etapa incluirá os profissionais de limpeza pública. Ainda de acordo com o secretário, o motivo da atual dificuldade em adiantar a lista de prioridades é devido a falta de controle da remessa de vacinas por parte do estado. Os prazos para a chegada dos imunizantes têm sido alterados e adiados com frequência pelo Governo Federal. 

“Tivemos uma reunião positiva e objetiva, não ficamos sem resultados. Ficou acertado que a assessoria vai responder por email nossos ofícios, de acordo com os prazos que ficaram estipulados e, chegando as vacinas a partir de junho, teremos prioridade para a limpeza pública”, explica Madalena Garcia, secretária jurídica do sindicato. 

Inicialmente, somente a categoria de limpeza pública, que inclui garis, coletores e jardineiros, estão na lista para a próxima etapa. Finalizando a imunização de pessoas com comorbidade – que já inclui muitos trabalhadores da categoria – o restante da categoria, em sua maioria jovem, será contemplada. 

Conforme explicado pelo secretário, a ordem de vacinação da categoria deve respeitar a idade, facilitando para os municípios organizar o agendamento. “A melhor metodologia é a faixa etária ampla, estamos percebendo que fazer de dez em dez anos é melhor. Quando tivermos vencido a vacinação por comorbidade, será mais fácil chegar nos jovens da categoria. É adequado vacinar primeiro quem tem mais de 40 anos, pois estes têm uma chance maior de evoluir a óbito ou a internação hospitalar”, destaca o secretário.

Estamos de olho! 

A comissão de reunião se reunirá mais uma vez com a equipe da secretaria de Saúde, desta vez com retorno no fim do mês de maio para verificar o andamento da imunização do atual grupo. Um novo diálogo com a SESA está marcado para o dia 26 de maio, às 10h, em busca de datas precisas no calendário de vacinação.

Tags:Destaque

Onde Estamos

SEDE

Rua Carlos Alves, 111
Gurigica, Vitória/ES
CEP 29046-047

(27) 3434-4600

Veja no mapa
COLATINA

Travessa Corina, nº 13
Centro, Colatina/ES
CEP 29700-100

(27) 3721-5277

Veja no mapa
SÃO MATEUS

Av. Jones Santos Neves, nº 1250
Ribeirão, São Mateus/ES
CEP 29936-090

(27) 3767-3275

Veja no mapa
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Rua Gerson Moura, nº 10, 2º andar
Bairro Vila Rica, Cachoeiro de
Itapemirim/ES - CEP 29301-260

(28) 3518-4935

Veja no mapa