O Sindilimpe-ES expressa profundo repúdio ao assassinato do gari Laudemir de Souza Fernandes, morto enquanto trabalhava, na manhã de 11 de agosto de 2025, em Belo Horizonte/MG.
Manifestamos a nossa solidariedade aos familiares e amigos de Laudemir, que deixa uma filha de 15 anos e uma enteada, além da companheira. Seu corpo foi sepultado na tarde dessa terça-feira, 12 de agosto, em Contagem-MG.
De acordo com os próprios companheiros de serviço de Laudemir, o crime teria sido cometido pelo empresário Renê da Silva Nogueira Júnior. Segundo informações veiculadas na imprensa, o empresário teria atirado no gari após discutir com a motorista do caminhão de lixo, exigindo que fosse liberado espaço na rua para que ele pudesse passar com seu carro.
O Sindilimpe-ES, mesmo atuando em outro Estado, reforça a necessidade de uma apuração rápida e punição a esse crime brutal. Afinal, é importante lembrar que a categoria representada pelo sindicato no Espírito Santo também sofre com o desrespeito e a violência.
Exigimos justiça por Laudemir e para que crimes como esse não se repitam! Exigimos que as trabalhadoras e os trabalhadores da limpeza urbana e do asseio e conservação sejam respeitados.
Diretoria do Sindilimpe-ES