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Crise? Prefeitura renova contrato de quase R$ 3 milhões com empresa de limpeza do HGL

Confira a notícia publicada no portal Site de Linhares 

A Prefeitura de Linhares autorizou gastos de R$ 2.716.591,72 com a renovação de um contrato de limpeza do Hospital Geral de Linhares (HGL) que foi publicado ontem no Diário Oficial do Espírito Santo. O primeiro contrato assinado em 9 de outubro do ano passado com a mesma empresa consumiu R$ 3.594.999,77 dos cofres públicos. Os dois contratos somados ultrapassam gastos de R$ 6 milhões. O pagamento será feito com recursos do Fundo Municipal de Saúde.

De acordo com o contrato, a empresa é responsável pela prestação de serviços de limpeza técnica, higienização e desinfecção em ambiente hospitalar e área administrativa, conservação dos bens móveis e imóveis e limpeza das áreas externas, nas dependências do HGL. É o primeiro grande contrato que será gerido pela nova secretária de saúde da Prefeitura, Maria Bernadeth Braz.

Em relação ao primeiro contrato houve uma supressão de R$ 878.408,05, mas, a Prefeitura de Linhares até o fechamento desta matéria não informou quais os serviços deixarão de ser realizados com a redução do valor.

Contrato teria derrubado ex-secretário de Saúde

O primeiro contrato entre a empresa e a Prefeitura de Linhares foi gerado na gestão do então secretário interino de saúde, José Roberto Macedo Fontes, que foi sabatinado pelo deputado estadual e ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), sobre os valores pagos numa reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Um dia depois, Fontes pediu para deixar o primeiro escalão do governo Nozinho Corrêa (PP). Na época, o secretário alegou que a terceirização foi uma necessidade a partir de uma inspeção do Conselho de Medicina, que concluiu que esses procedimentos não cumpriam metas hospitalares. “Somente por isso nós terceirizamos e os valores brutos não são tão diferentes”, afirmou.

Durante o encontro Zanon questionou: “a pergunta é: por que os recursos que existem não são otimizados? No ano passado, por exemplo, o serviço de limpeza e alimentação foi terceirizado. A terceirização é mais cara para a administração pública. Além disso, o hospital possui 200 servidores que são pagos pelo Estado, não custam para o município”, explica o deputado.

Gastos com Limpeza e Alimentação

Os contratos de serviços de limpeza e de alimentação prestados no HGL e que foram terceirizados em 2014, consomem dos cofres públicos, por ano, R$ 10.894,99 – são gastos com alimentação R$ 7,3 milhões e com limpeza, R$ 3.594.999,00.

Fonte: Site de Linhares.

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