É GREVE A PARTIR DE 22 DE AGOSTO! Estamos juntas/os na luta em defesa da insalubridade!
O Sindilimpe-ES convoca as merendeiras (de Cariacica e Viana), ASGs, copeiras/os, porteiras/os da área da Saúde, salva-vidas, recepcionistas, cuidadoras/es e trabalhadoras/es da área industrial para a LUTA EM DEFESA DA INSALUBRIDADE!
No dia 15 de agosto, junto com a categoria, o Sindilimpe realizou um ato com manifestação em frente ao Palácio Anchieta. Em assembleia, a base definiu pela deflagração da greve.
A greve é pela garantia da insalubridade, que está sendo atacada pelo governo de Renato Casagrande, que em 16 de julho de 2024 entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão das ações que envolvem a cláusula da insalubridade, garantida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O Sindilimpe foi até Brasília para buscar diálogo, mas infelizmente a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi favorável ao Estado e por meio de liminar, o ministro suspendeu todos os processos trabalhistas que cobram o pagamento do adicional de insalubridade por parte das empresas terceirizadas que prestam serviços ao governo.
Agora, a questão será julgada pelo Plenário do STF. Por isso, precisamos lutar pela garantia dos nossos direitos. Com essa suspensão, mais de 30 mil trabalhadoras/es serão afetadas/os.
Concentração da greve: Dia 22 (quinta-feira), a partir das 7h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, próximo às Lojas Americanas.