Sindilimpe-ES vai cobrar que empresas garantam a segurança de trabalhadores de Colatina e municípios vizinhos
Em meio à pandemia de covid-19, o Sindilimpe-ES segue trabalhando para defender a categoria. Após duas audiências no Ministério Público do Trabalho (MPT), de Colatina, realizadas nos dias 1 e 2 de junho, o sindicato vai cobrar que as empresas garantam a segurança de trabalhadoras/es da limpeza pública de Colatina e de municípios vizinhos (da Região Noroeste, Serrana e Norte).
Na primeira audiência online, no dia 1º de junho, o Sindilimpe-ES apontou que as máscaras de tecidos (face shield) sufocam os trabalhadores coletores. E eles acabam aumentando o risco de contaminação por levarem às mãos aos rostos para adequarem a máscara. O sindicato apontou que as máscaras a serem utilizadas deveriam seriam a PFF2 e a N95 acompanhadas de óculos de ampla visão.
O sindicato patronal não esteve presente na primeira audiência. Por isso, foi realizada uma segunda audiência online no MPT de Colatina, na qual o Selures (Sindicato Estadual das Empresas em Limpeza Urbana no Espírito Santo) participou. O Selures informou que as máscaras PFF2/N95 estão em falta no mercado, porque estão sendo recomendadas preferencialmente para unidades hospitalares.
As representantes do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (Cerest/Sesa-ES) apontaram para a necessidade de proteção dos trabalhadores da limpeza urbana. E o Sindilimpe-ES reforçou que as máscaras de tecido mas atrapalham que protegem.
O MPT orientou que o Selures encaminhasse, em até 48 horas, ao Sindilimpe-ES e ao Cerest/Sesa-ES todos os protocolos (documentos com diretrizes, estudos técnicos e medidas provisórias) que têm recomendações para a proteção e segurança do trabalhador em virtude da pandemia de covid-19.
O sindicato patronal encaminhou os protocolos. E as empresas devem garantir as condições e disponibilizar os materiais especificados nos documentos. O Sindilimpe-ES vai cobrar que as empresas respeitem e garantam o que está previsto nos protocolos.
Confira os protocolos
Diretrizes técnicas de proteção ao trabalhador contra a Covid-19
Desnecessidade de uso de máscara
Recomendações Abrelpe
Resultado enquete
Ofício Abrelpe Selures
Nota técnica Covid-19
MP 927-2020
Tags:Destaque