Vacinação da categoria deve começar a partir de junho
Em reunião realizada na Secretaria de Saúde do Estado (SESA), a comissão de negociação do sindicato foi atrás de respostas a respeito da imunização das categorias representadas pelo Sindilimpe. Conforme firmado no ato do dia 19 de abril, o retorno aconteceu na segunda-feira (3), e contou com a presença do secretário da Saúde, Nésio Fernandes.
Segundo o secretário, a expectativa é que a fase atual de vacinação, que contempla pessoas com comorbidades, seja finalizada até o fim de maio. Após a imunização desse público-alvo, a próxima etapa incluirá os profissionais de limpeza pública. Ainda de acordo com o secretário, o motivo da atual dificuldade em adiantar a lista de prioridades é devido a falta de controle da remessa de vacinas por parte do estado. Os prazos para a chegada dos imunizantes têm sido alterados e adiados com frequência pelo Governo Federal.
“Tivemos uma reunião positiva e objetiva, não ficamos sem resultados. Ficou acertado que a assessoria vai responder por email nossos ofícios, de acordo com os prazos que ficaram estipulados e, chegando as vacinas a partir de junho, teremos prioridade para a limpeza pública”, explica Madalena Garcia, secretária jurídica do sindicato.
Inicialmente, somente a categoria de limpeza pública, que inclui garis, coletores e jardineiros, estão na lista para a próxima etapa. Finalizando a imunização de pessoas com comorbidade – que já inclui muitos trabalhadores da categoria – o restante da categoria, em sua maioria jovem, será contemplada.
Conforme explicado pelo secretário, a ordem de vacinação da categoria deve respeitar a idade, facilitando para os municípios organizar o agendamento. “A melhor metodologia é a faixa etária ampla, estamos percebendo que fazer de dez em dez anos é melhor. Quando tivermos vencido a vacinação por comorbidade, será mais fácil chegar nos jovens da categoria. É adequado vacinar primeiro quem tem mais de 40 anos, pois estes têm uma chance maior de evoluir a óbito ou a internação hospitalar”, destaca o secretário.
Estamos de olho!
A comissão de reunião se reunirá mais uma vez com a equipe da secretaria de Saúde, desta vez com retorno no fim do mês de maio para verificar o andamento da imunização do atual grupo. Um novo diálogo com a SESA está marcado para o dia 26 de maio, às 10h, em busca de datas precisas no calendário de vacinação.
Tags:Destaque