A importância de ser sindicalizado
Para que você possa entender a importância de ser sindicalizado, primeiro deve entender o que é um sindicato:
Sindicato é uma associação de pessoas que fazem parte de um mesmo segmento trabalhista. Seu objetivo principal é a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de seus associados. Também é papel dos sindicatos organizar greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.
Os sindicatos dedicam-se também aos estudos da área em que atuam, realizando atividades voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados, como palestras, reuniões e cursos.
No Brasil, existe também a CUT (Central Única dos Trabalhadores), que é a maior central do Brasil e da América Latina, que reúne sindicatos de diversas categorias.
Como uma categoria é composta por um grande número de trabalhadores com interesses diversos, ao ser sindicalizado, o trabalhador começa a fazer parte de um grupo com objetivos em comum: salário digno, melhores condições de trabalho, benefícios, perspectivas de crescimento na carreira, estabilidade, relações de trabalho democráticas, etc.
Cobranças, lutas e reivindicações fazem parte do cotidiano dos trabalhadores, estão sempre no centro das disputas e conflitos inerentes à luta de classe. Neste ponto fica muito evidente a importância do sindicato: quanto mais organizado o trabalhador estiver, mais chances de vitória ele terá. Para vencer qualquer luta, é imprescindível que os trabalhadores façam parte de um sindicato forte, representativo e combativo.
Direitos e conquistas são conquistados à base de muitas disputas e conflitos, são fruto de uma luta coletiva que só é possível através da estrutura sindical.
Ao sindicalizar-se, você assume o seu papel de protagonista nas lutas e conquistas da sua categoria. A unidade é o que nos torna forte e o sindicato é o nosso principal elo de união e transformação.