Sindilimpe-ES agradece aos moradores da região de São Diogo, na Serra-ES, pelo apoio fundamental à greve vitoriosa da categoria do asseio e conservação na indústria

O Sindilimpe-ES, representante das trabalhadoras e dos trabalhadores do asseio e conservação, agradece de coração aos moradores de São Diogo, Novo Horizonte, Cidade Continental e outros bairros da região, na Serra-ES, que estiveram junto conosco durante os 11 dias de greve nas indústrias capixabas, movimento realizado em julho.

Durante o período, enfrentamos momentos muito difíceis. A ArcelorMittal e empresas terceirizadas tentaram diversas manobras para enfraquecer a mobilização: colocaram pessoas de outros setores para fazer o serviço, praticando desvio de função, e até derrubaram partes do muro da indústria em locais não autorizados para abrir passagens improvisadas, sem segurança e sem sinalização, para furar a greve. Essa atitude colocou em risco não só a categoria, mas também a vizinhança e quem passa pelo local.

Vocês, moradoras e moradores, foram fundamentais. Denunciaram as manobras da empresa, chamaram atenção para os riscos e mostraram solidariedade com a nossa luta, presentes ao nosso lado. Sabemos que esse apoio veio porque vocês também fazem parte da classe trabalhadora, se identificam com nossas reivindicações, e reconhecem que a nossa luta é por direitos e dignidade para todas e todos.

Também passamos por cenas lamentáveis de violência. Vocês sabem. No dia 23 de julho, durante um protesto pacífico na portaria da ArcelorMittal, a Polícia Militar atacou com bombas de gás, spray de pimenta e tiros de bala de borracha. Trabalhadoras/es e diretores do Sindilimpe-ES ficaram feridos, alguns precisaram ser levados para a UPA, Samu e Hospital Dório Silva. Uma diretora do sindicato, mulher negra, foi arrastada no asfalto por policiais, fato que foi amplamente divulgado pela imprensa e ganhou repercussão nacional, motivando manifestações de repúdio de diversas entidades e autoridades. Mesmo assim, não recuamos, e vocês foram fundamentais para nos mantermos firmes.

Graças à união da categoria e à força da comunidade, conquistamos uma vitória importante: o tíquete-alimentação de R$ 1.200,00 a partir de janeiro de 2026, sem prejuízo às negociações salariais que vão começar em setembro. Foi uma vitória construída na base da coragem, da resistência e da solidariedade.

Nosso muito obrigado a cada uma e a cada um de vocês. Seguiremos juntas e juntos, porque a luta é coletiva.

Sindilimpe-ES
Em defesa da classe trabalhadora

Notícias

Convocações

Últimas noticias