• Notícias
  • A espera acabou! Limpeza Pública começa a ser vacinada contra a Covid-19 em todo ES

A espera acabou! Limpeza Pública começa a ser vacinada contra a Covid-19 em todo ES

A luta mobilizada pelo Sindilimpe junto aos trabalhadores da limpeza pública começou dia 19 de abril e teve seu desfecho na manhã desta segunda-feira (12). Em ato solene realizado no pátio da empresa Localix, em Vila Velha, 25 trabalhadores (as) receberam a primeira dose da Astrazeneca, marcando o início da vacinação da categoria, enquanto grupo prioritário. A partir de agora, profissionais de todo o estado que aguardavam ser contemplados por critérios de idade ou comorbidade na etapa de vacinação, já podem receber o imunizante por realizar um serviço essencial.

“Presenciamos hoje o resultado de uma luta que se inicia lá nos ofícios enviados ao Governo do Estado, somados à união dos trabalhadores no dia 19 de abril e às três vezes que estivemos na secretaria estadual de Saúde solicitando prioridade na vacinação. Agradeço a toda minha equipe, aos nossos apoiadores e aos trabalhadores da limpeza urbana. O que vimos hoje não deixa espaço para duvidar que sem a luta coletiva não avançamos”, declarou, em entrevista, a presidenta do Sindilimpe, Evani Reis.

Presentes no ato estavam o governador Renato Casagrande; a vice-governadora Jaqueline Moraes; o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo; o secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes; o secretário de Serviços Urbanos Anadelso Pereira e a secretária de Saúde de Vila Velha Cátia Lisboa, além de vereadores da Câmara de Vila Velha e lideranças comunitárias.

A previsão é que, só no município de Vila Velha, 464 trabalhadores da limpeza urbana devem ser vacinados no decorrer da semana, além da imunização dos mais de 100 profissionais de poda e jardinagem.

Diretoria garante vacinação

Durante o ato simbólico, além de trabalhadores que atuam nas bases, quatro dirigentes do Sindilimpe também foram imunizados, todos membros sãs categorias contempladas no plano estadual de vacinação. A secretária de Sindicalização e auxiliar de serviços gerais, Ednéa Santos; os suplentes da executiva e coletores Julimar da Cruz e Vitor Bruno da Silva; e o diretor de Políticas para a Juventude e também coletor Sérgio Laurentino, representaram o sindicato.

O primeiro trabalhador vacinado foi o gari Alex Farias, que compartilhou a importância da vacinação para ele e seus colegas de trabalho: “Estamos na linha de frente, por isso é muito importante sermos vacinados. Agora também vou poder chegar em casa e abraçar meu filho e esposa mais tranquilo”, celebrou.

A presidenta Evani Reis também não conteve o sentimento de alívio e satisfação e reconheceu o sentimento de garantir a imunização de toda a categoria: “Agora a vacina está garantida para todas e todos profissionais de limpeza pública e este é o fruto de muita luta do Sindilimpe em prol de uma categoria que nunca deixou de ser linha de frente desde o início da pandemia”.

Confira a cobertura:


Fotos: Júllia Cássia

Tags:Destaque

Onde Estamos

SEDE

Rua Carlos Alves, 111
Gurigica, Vitória/ES
CEP 29046-047

(27) 3434-4600

Veja no mapa
COLATINA

Travessa Corina, nº 13
Centro, Colatina/ES
CEP 29700-100

(27) 3721-5277

Veja no mapa
SÃO MATEUS

Av. Jones Santos Neves, nº 1250
Ribeirão, São Mateus/ES
CEP 29936-090

(27) 3767-3275

Veja no mapa
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Rua Gerson Moura, nº 10, 2º andar
Bairro Vila Rica, Cachoeiro de
Itapemirim/ES - CEP 29301-260

(28) 3518-4935

Veja no mapa