• Notícias
  • Gari faz sucesso nas redes sociais ao mostrar o dia a dia da profissão e da carreira de modelo
Gari faz sucesso nas redes sociais ao mostrar o dia a dia da profissão e da carreira de modelo

Gari faz sucesso nas redes sociais ao mostrar o dia a dia da profissão e da carreira de modelo

Tales Gari visitou o Sindilimpe e reforçou a “necessidade de valorizar esses profissionais que exercem um papel indispensável ao bom funcionamento da cidade”

Tales Gari em conversa com a presidente do Sindilimpe-ES, Evani Reis.

Gari e modelo? O belo-horizontino Tales Alves, 30, o Tales Gari, prova que é possível ser as duas coisas. Com mais de 370 mil seguidores em uma rede social, o gari ‘gato’, como é conhecido, chama a atenção para a valorização da categoria da limpeza pública e faz sucesso como modelo. 

Garis, coletores, profissionais da limpeza no geral são colocados à margem da sociedade, sendo muitas vezes invisibilizados nos locais trabalho, seja em espaços públicos ou privados. Mas Tales, que é gari, e faz sucesso nas mídias sociais e na ruas de Belo Horizonte, prova que aos poucos é possível mudar essa realidade. 

Com o estímulo de uma das filhas, de 12 anos, a Júlia, Tales começou a fazer sucesso e a viralizar nas redes sociais. No perfil do Tik Tok, o gari tem mais de 370 mil seguidores, e cerca de 4 milhões de visualizações, e no Instagram já acumula 80 mil seguidores. Por conta do sucesso, Tales foi convidado a disputar o Mister BH, que aconteceu no dia 31 de outubro, porém, acabou não vencendo a disputa, que ficou com Rafael Rezende, de 25 anos. 

Clique aqui e confira as redes sociais de Tales.

No mês de outubro, Tales fez uma visita ao Sindilimpe-ES e conversou com a presidente do sindicato, Evani dos Reis. “O Sindilimpe abraça e apoia esse trabalhador da nossa categoria, que é um talento, mesmo não sendo do Estado. Na minha opinião está famoso e representando a categoria. Ele é gari e gosta do que faz. Ele não é um ex-gari, ainda é gari”, destacou Evani.

Foto: Yasmim Soares.

O Sindilimpe-ES fez uma entrevista com o gari. Confira abaixo:

Há quanto tempo você é gari?

Há dois anos.  

Você já serviu a aeronáutica, foi office-boy, cobrador, repositor de supermercado, correto? E como você lida com a sua atual profissão?

Sim, eu já trabalhei nas profissões citadas. Graças a Deus eu trabalho desde que tinha 15 anos e nunca escolhi emprego, pois trabalho é trabalho, e pra mim sempre foi uma necessidade. Eu tive que trabalhar desde cedo. A minha atual profissão, eu lido com ela como todas as outras. Eu busquei ela pelo mesmo motivo das demais: necessidade de ter um emprego que me desse uma condição melhor, e aliado a isso, a vontade que eu tinha em estar no meio de uma equipe que eu sempre via recolhendo o lixo do mercado onde eu trabalhava, e sempre com muita alegria e energia. 

Por um estigma e preconceito da sociedade, os garis costumam ser invisíveis para muitas pessoas. Como você avalia essa situação?

É de fato uma profissão colocada à margem e discriminada. Eu senti isso na pele. Eu acredito que é um estigma que deve ser apagado da sociedade. Existe a necessidade de desconstruir a imagem que as pessoas têm dos garis e chamar a atenção para a necessidade de valorizar esses profissionais que exercem um papel indispensável ao bom funcionamento da cidade. 

E como começou a carreira de modelo?

Tudo começou com a criação de um perfil em uma rede social, estimulado por minha filha, para que pudéssemos fazer vídeos como uma forma de diversão. Após alguns vídeos postados neste perfil, eles viralizaram, e fui convidado a participar do concurso Mister Belo Horizonte. 

E quando e como começou nas redes sociais? Seu perfil é recente, poucos meses, e já tem mais de 80 mil seguidores. Como tem sido pra você essa visibilidades nas mídias e nas ruas de BH como o “gari gato”? E como é a relação com as pessoas, posso chamar de fãs ou admiradores?

Como disse na resposta anterior, a criação do perfil foi por estímulo da minha filha, que me incentivou a postar alguns vídeos falando da minha profissão. Já faz uns 6 meses. Hoje conto com um público de mais de 300 mil pessoas que seguem meus perfis e acompanham as postagens de fotos, vídeos, entre outros. A relação com os “fãs”, as pessoas que admiram o meu trabalho, que me admiram de alguma forma, é muito saudável. É gratificante pra mim receber o carinho dessas pessoas e poder retribuir de alguma maneira. Me reconhecem na rua, pedem para tirar foto. Eu sempre paro, dou atenção mesmo e, principalmente durante o serviço, ainda que eu “perca” o caminhão e tenha que correr alguns quilômetros para alcançá-lo.

Quais são os próximos passos após a disputa no Mister BH? E o que fica dessa experiência? Pretende disputar novamente?

Da experiência ficam os aprendizados, as amizades feitas e os momentos vividos que foram únicos. Pretendo disputar novamente sim, ano que vem, quem sabe. Com mais maturidade e com certeza mais preparado. Após a disputa eu sigo aproveitando as oportunidades que já vinham aparecendo e me preparando física e mentalmente para reconhecê-las, pois é importante que saibamos reconhecer as oportunidades que aparecem na nossa vida. 

Como fica o futuro? Vai permanecer como gari ou investir na carreira de modelo? É possível conciliar? Quais são seus planos? Já tem alguma agência – de modelo?

Apesar de incerto o futuro, eu tenho feito alguns planos, entre eles fazer uma faculdade na área que gosto, e no momento não pretendo largar a profissão de gari, pois tenho conciliado com os demais trabalhos que têm aparecido. Não me encontro vinculado a nenhuma agência de modelos por enquanto.

Gostaria de ressaltar alguma coisa?

Apenas agradecer a todas as pessoas que me admiram pelo carinho, pelas mensagens que me mandam e por toda energia boa que recebo virtualmente e pessoalmente nas ruas. 

Foto: Yasmim Soares.
Foto: Yasmim Soares.

Onde Estamos

SEDE

Rua Carlos Alves, 111
Gurigica, Vitória/ES
CEP 29046-047

(27) 3434-4600

Veja no mapa
COLATINA

Travessa Corina, nº 13
Centro, Colatina/ES
CEP 29700-100

(27) 3721-5277

Veja no mapa
SÃO MATEUS

Av. Jones Santos Neves, nº 1250
Ribeirão, São Mateus/ES
CEP 29936-090

(27) 3767-3275

Veja no mapa
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Rua Gerson Moura, nº 10, 2º andar
Bairro Vila Rica, Cachoeiro de
Itapemirim/ES - CEP 29301-260

(28) 3518-4935

Veja no mapa