• Notícias
  • Para melhor atender a categoria, Sindilimpe-ES inicia seminário interno sobre NRs e convenção coletiva

Para melhor atender a categoria, Sindilimpe-ES inicia seminário interno sobre NRs e convenção coletiva

Em função da atividade, sede do sindicato não terá expediente ao público nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro

Diretoras/es, funcionários e assessorias do Sindilimpe-ES participam da atividade de formação, realizada na sede do sindicato, em Vitória

Em uma conjuntura de retirada de conquistas e de ataques à classe trabalhadora, o conhecimento e o acesso a informações importantes sobre leis e direitos faz a diferença. Por isso, o Sindilimpe-ES está realizando um seminário interno – para diretores, funcionárias/os, advogadas/os e assessorias da entidade, sobre os impactos das mudanças nas normas regulamentadoras (NRs) na vida das/es trabalhadoras/es da base da categoria. E também um estudo sobre as convenções coletivas da limpeza pública e do asseio e conservação de 2020. A atividade de formação começou na manhã desta segunda-feira, 3, e segue até o fim da tarde da quarta-feira, 5, no auditório da sede do sindicato, na Gurigica, em Vitória.

Em função do seminário, que visa capacitar a direção e a equipe de trabalhadores do Sindilimpe-ES para melhor atender à categoria, a sede do sindicato não terá expediente externo nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro. O atendimento ao público será normalizado na quinta-feira, 6, a partir das 8h30.

Abertura do seminário
A funcionária do Sindilimpe-ES Edna Calabrez Martins abriu os trabalhos do seminário. Ela convidou representantes da CUT e de outros sindicatos que participam da atividade, destacando a importância do evento realizado pelo Sindilimpe-ES.

“Vamos discutir os impactos nas mudanças nas normas regulamentadoras na vida das trabalhadoras e dos trabalhadores da nossa categoria. O alvo principal dos ataques é a classe trabalhadora. O movimento sindical fez com que tivéssemos uma gama enorme de conquistas, ao longo dos anos. Mas estamos vivenciando um governo que tem como objetivo principal eliminar direitos para beneficiar os ricos, para beneficiar os empresários. Bolsonaro tem feito mudanças neste sentido e precisamos nos atualizar, nos inteirar das leis, das normas, das convenções para prestar o atendimento a nossa base filiada”, assinalou.

Na mesa de abertura, o diretor de formação do Sindilimpe-ES, Januário Cezario, fez uma saudação dando o pontapé inicial no evento.

“Vamos realizar essa atividade de formação para nossa diretoria, para nossa equipe de funcionários e nossas assessorias visando melhorar o nosso atendimento a nossa categoria. Estamos aqui adquirindo conhecimento para passar para nossa base. A classe trabalhadora precisa ter o conhecimento para saber seus direitos sobretudo com um governo e empresários que querem tirar tudo que conquistamos”, pontuou.

O secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-ES e secretário-geral do Sindimetal-ES, Walter Bernardo Ribeiro, apontou qual é intenção do governo ao atacar normas regulamentadoras. “O debate aqui é importante por conta das alterações que estão tendo nessas normas. A intenção do governo para alterar e mexer nas normas é aumentar o lucro do patrão. A reforma trabalhista já nos trouxe prejuízos. O governo quer acabar com a insalubridade. Está acabando com as comissões tripartites de Saúde e Segurança do Trabalho. Temos que tirar proveito de tudo que vai ser discutido aqui e levar para base. Porque, perdeu um, perde todos e por isso temos que lutar contra esses ataques”.

A presidenta da CUT-ES, Clemildes Cortes, reforçou sobre a importância do seminário ser aberto a outras entidades parceiras na luta. “Muito importante ter aberto para as entidades e estamos aqui, convidamos o doutor Alexandre Zamprogno (advogado da CUT-ES) para fazer a fala a técnica. O Walter (Bernardo Ribeiro) tem acúmulo. E nós precisamos discutir sobre isso, porque os impactos, nós sabemos quais são. E temos de pensar além. A própria questão das chuvas recentes aqui no Estado. Muitas empresas perderam tudo, então podemos ter muitas pessoas desempregadas também e precisamos fazer esse debate, a CUT precisa fazer esse debate”, frisou.

O ex-deputado estadual e ex-presidente da CUT-ES, Nunes, falou sobre o papel do Sindilimpe-ES na busca pela informação essencial para classe trabalhadora. “O seminário é importante para buscar informação. Para nos qualificarmos e levarmos isso para a categoria. Pois fará um bem muito importante para classe trabalhadora, porque este governo está aí para
retirar direitos. E com informação, nós podemos fazer a diferença”.

O secretário de Saúde e Segurança da Contracs e diretor do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Domingos Braga Mota, ressaltou a importância da discussão sobre saúde do trabalhador. “As normas falam de periculosidade, de insalubridade questões ligadas à saúde do trabalhador. E defender saúde do trabalhador é luta de classes. Porque temos um governo que quer retirar todos os direitos. O trabalho da base é difícil, atuar em locais insalubres é um trabalho muito duro. E defender a saúde do trabalhador é uma luta contra o capital”.

A presidenta do Sindilimpe-ES, Evani Reis,
lembrou a conjuntura política e reforçou sobre a necessidade da realização do seminário. “Estamos felizes por fazer esse debate, discutir essas questões. Mas estamos aqui, por causa de uma conjuntura muito ruim, porque já temos trabalhadores que estão nessas questões da NR (perdendo direitos). As mazelas do governo estão demais. O movimento sindical precisa estar por dentro disso tudo e estamos fazendo o seminário para isso. As NR vão ser modificadas. Precisamos muito da participação de vocês, estou vendo as coisas acontecendo. Precisamos multiplicar, sozinhas não conseguimos nada. A gente precisa contribuir, agradeço a todos desde já. É um momento muito delicado para todos. Não podemos baixar a cabeça, que tenhamos um bom encontro para todas e todos”.

Programação
O seminário conta com palestras, vídeos, debates e trabalhos em grupo. Confira a programação prevista para os três dias da atividade.

Onde Estamos

SEDE

Rua Carlos Alves, 111
Gurigica, Vitória/ES
CEP 29046-047

(27) 3434-4600

Veja no mapa
COLATINA

Travessa Corina, nº 13
Centro, Colatina/ES
CEP 29700-100

(27) 3721-5277

Veja no mapa
SÃO MATEUS

Rua Teimoso, nº 445
Sernamby, São Mateus/ES
CEP 29930-530

(27) 99853-3157

Veja no mapa
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Rua Gerson Moura, nº 10, 2º andar
Bairro Vila Rica, Cachoeiro de
Itapemirim/ES - CEP 29301-260

(28) 3518-4935

Veja no mapa
Aracruz

Av. Cel. Venâncio Flores n°1391, 2° andar, Centro.
CEP: 29190-010

(27) 9 9854 1355

Veja no mapa
Guarapari

Rua Santana do Iapó, n° 31, Ed. Livorno, salas 201/202, Muquiçaba (em cima do INSS, em frente ao Hospital São Pedro)
CEP: 29.215-020

(27) 9 9848 4782

Veja no mapa
Barra de São Francisco

Rua Eliseu Divino, nº 70, sala 101, Centro.
CEP: 29800-000

(27) 99973 5103

Veja no mapa
Linhares

Rua Capitão José Maria, nº1388. – Ed. Monsarás, Sala 105, Centro.

(27) 9 9978 2364

Veja no mapa