• Notícias
  • Sindilimpe-ES – 30 anos! Aniversário do sindicato reforça a luta em defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores

Sindilimpe-ES – 30 anos! Aniversário do sindicato reforça a luta em defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores

Evento contou com palestras, debates e um jantar em comemoração às três décadas da entidade

O Sindilimpe-ES completou 30 anos de história no dia 15 de junho de 2019. 

Em comemoração às três décadas de luta, o sindicato realizou dois dias de atividades com as categorias do Asseio e Conversação e da Limpeza Urbana. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de junho, quinta e sexta-feira, na sede do Sindilimpe-ES, em Vitória. 

Debates sobre a política do atual governo de retirar direitos da classe trabalhadora, a história e a importância do Sindilimpe-ES e os impactos da reforma trabalhista foram destaques.

A proposta de reforma da previdência do governo Bolsonaro que prejudica os/as trabalhadores/as também foi pauta dos debates.

Na abertura do evento, quinta-feira, 27, a presidenta do Sindilimpe-ES, Evani dos Santos Reis, agradeceu a presença de todos e todas que contribuem para que o sindicato seja forte, de luta e combativo, sempre na defesa por melhores condições de salários e de trabalho.

“Essa comemoração é de todos nós! Cada trabalhador e trabalhadora é uma parte do sindicato e unidos podemos obter mais conquistas. Durante a caminhada do sindicato conquistamos tíquete-alimentação para todos, almoço digno para os trabalhadores que trabalham na rua e agregamos direitos à nossa convenção coletiva de trabalho. Mas temos que ficar atentos, porque esse direitos estão ameaçados”, alertou a presidenta.

Evani ainda destacou que a atual conjuntura não está fácil. O governo quer acabar com os sindicatos que lutam pelos direitos dos/as trabalhadores/as e reforçou que esta gestão do sindicato sempre lutará ao lado da classe trabalhadora.

Ela ainda aproveitou o momento para realizar a entrega de currículos de mulheres para uma representante do grupo Emec e BR Obras.

“Minha bandeira sempre foi pela contratação de mulheres na limpeza urbana dos municípios. Esse grupo que vai assumir as contrações no município de Serra se comprometeu em colocar margaridas no seu quadro de contrações. Fico feliz de saber que, ainda em 2019, teremos mulheres na capina, na jardinagem e na roçadeira”, comemorou.

Saúde do/a trabalhador/a em debate

O primeiro dia de atividades contou com um ato político.

A mesa de abertura foi composta pela presidenta do Sindilimpe-ES, Evani, do diretor de finanças, Tiago Santana do Nascimento, e da secretaria geral do sindicato, Madalena Garcia. 

Compuseram ainda a mesa o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Espírito Santo (ES), Jaceir Fernandes e o ex-presidente do sindicato, Levi Guilherme, que também representou o vereador de Cariacica, André Lopes (PT). 

Após o almoço, os/as participantes contribuíram para o debate sobre “A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na conjuntura atual”.

A mesa contou com a presença da advogada do Sindilimpe-ES, Poliana Firme, e da engenheira em segurança do trabalho e ergonomista. Patrícia da Cruz Cunha. E foi mediada pelo diretor do sindicato Djalma Gonçalves de Souza.

Reformas em pauta

Na manhã de sexta-feira, 28, o debate foi sobre “As Reformas e o Impacto na Vida Cotidiana dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Terceirizadas – Limpeza Urbana e Asseio e Conservação”.

A discussão contou com as presenças do procurador chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), Valério Soares Heringer, e do advogado do Sindilimpe-ES Odílio Gonçalves. A coordenadora da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindilimpe-ES, Maisa de Oliveira do Nascimento, mediou o debate. 

Assembleia geral

E na parte da tarde, os/as presentes contaram com uma assembleia geral para eleger delegados para o 14º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (Cecut) e para o 13º Congresso Nacional da CUT (Concut), que vai acontecer de 7 a 10 de outubro, em Praia Grande, em São Paulo.

Cinco diretores/as do Sindilimpe-ES e três trabalhadores da categoria foram eleitos/as para representar o Asseio e Conservação e a Limpeza Urbana no congresso estadual como delegados efetivos. E três para o evento nacional.

Os eleitos para o congresso estadual foram:

Elivelton da Guarda Ferreira – trabalhador da categoria

Willian Costa Santos – trabalhador da categoria

Dilcéia Gomes – trabalhadora da categoria

Evani dos Santos Reis – presidenta do Sindilimpe-ES

Maisa de Oliveira do Nascimento – diretora do sindicato

Tiago Santana do Nascimento – diretor do sindicato

Djalma Gonçalves de Souza – diretor do sindicato

Rutilene Rodrigues Nicolau – diretora do sindicato

Os eleitos para o congresso nacional foram:

Evani dos Santos Reis – presidenta do Sindilimpe-ES

Djalma Gonçalves de Souza – diretor do sindicato

Rutilene Rodrigues Nicolau – diretora do sindicato

Clique aqui e confira mais imagens do “Aniversário do Sindilimpe-ES – 30 Anos”

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2292347307500075&type=3

Onde Estamos

SEDE

Rua Carlos Alves, 111
Gurigica, Vitória/ES
CEP 29046-047

(27) 3434-4600

Veja no mapa
COLATINA

Travessa Corina, nº 13
Centro, Colatina/ES
CEP 29700-100

(27) 3721-5277

Veja no mapa
SÃO MATEUS

Rua Teimoso, nº 445
Sernamby, São Mateus/ES
CEP 29930-530

(27) 99853-3157

Veja no mapa
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Rua Gerson Moura, nº 10, 2º andar
Bairro Vila Rica, Cachoeiro de
Itapemirim/ES - CEP 29301-260

(28) 3518-4935

Veja no mapa
Aracruz

Av. Cel. Venâncio Flores n°1391, 2° andar, Centro.
CEP: 29190-010

(27) 9 9854 1355

Veja no mapa
Guarapari

Rua Santana do Iapó, n° 31, Ed. Livorno, salas 201/202, Muquiçaba (em cima do INSS, em frente ao Hospital São Pedro)
CEP: 29.215-020

(27) 9 9848 4782

Veja no mapa
Barra de São Francisco

Rua Eliseu Divino, nº 70, sala 101, Centro.
CEP: 29800-000

(27) 99973 5103

Veja no mapa
Linhares

Rua Capitão José Maria, nº1388. – Ed. Monsarás, Sala 105, Centro.

(27) 9 9978 2364

Veja no mapa